Pesquisas


DIVERSO


RURALIDADES, HISTÓRIAS DE VIDA E PROFISSÃO DOCENTE: DISCURSOS DE IDENTIDADE NAS ESCOLAS DA ROÇA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA
Responsável: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Período: 2010-2014
Ementa: A pesquisa visa compreender os diferentes processos de constituição da profissão docente nas escolas das comunidades rurais do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, interior da Bahia. O estudo fundamentou-se na abordagem (auto)biográfica, desvelando nas narrativas os diferentes sentidos que os(as) docentes atribuem às suas experiências de vida-formação-profissão. Esta pesquisa resultou no livro Profissão docente na roça, publicado pela EDUFBA, em 2015. A pesquisa foi realização em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/UNEB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN) e Universidade de São Paulo (PPGE/USP). Esta investigação integrou também a pesquisa interinstitucional Diversas ruralidades-ruralidades diversas: sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas rurais da Bahia-Brasil, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral – GRAFHO.
Financiamento: CAPES


PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios e Ana Lúcia Gomes da Silva
Período: 2015-2021
Ementa: Cartografar a Profissão docente na Educação Básica do Estado da Bahia, a partir de mapeamento do perfil sociodemográfico e cultural dos docentes, formação, condições de trabalho docente e experiências pedagógicas, com a finalidade de organizar um banco de dados permanentes sobre a docência baiana. A pesquisa terá como abrangência, inicialmente, os munícios sede dos territórios de identidade Região Metropolitana de Salvador e do Território do Piemonte da Chapada. Pretendemos ainda consolidar uma rede de pesquisa colaborativa envolvendo universidades brasileiras (UEFS, UNIVASF, USP, UERJ, UFOB) e Universidade Pedagógica Nacional do México.
Financiamento: CNPq, UNEB


FORMAÇÃO DOCENTE E DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios e Adelson Dias de Nascimento
Período: 2019-2021
Ementa: Documentar narrativamente como os/as docentes habitam a profissão a partir das experiências pedagógicas construídas na relação com a diversidade na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa-formação, envolvendo professores/as do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador a partir da abordagem da Pesquisa Narrativa. O estudo pretende desvelar outras políticas de conhecimento produzidas no cotidiano da profissão Docente.
Financiamento: UNEB







© Copyright 2000-2020 Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO.