Pesquisas


DIVERSO


RURALIDADES, HISTÓRIAS DE VIDA E PROFISSÃO DOCENTE: DISCURSOS DE IDENTIDADE NAS ESCOLAS DA ROÇA DO PIEMONTE DA
DIAMANTINA

Responsável: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Período: 2010-2014
Ementa: A pesquisa visa compreender os diferentes processos de constituição da profissão docente nas
escolas das comunidades rurais do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, interior da Bahia. O estudo
fundamentou-se na abordagem (auto)biográfica, desvelando nas narrativas os diferentes sentidos que os(as) docentes
atribuem às suas experiências de vida-formação-profissão. Esta pesquisa resultou no livro Profissão docente na roça,
publicado pela EDUFBA, em 2015. A pesquisa foi realização em parceria com a Universidade do Estado da Bahia
(PPGEDUC/UNEB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN) e Universidade de São Paulo (PPGE/USP). Esta
investigação integrou também a pesquisa interinstitucional Diversas ruralidades-ruralidades diversas: sujeitos,
instituições e práticas pedagógicas nas escolas rurais da Bahia-Brasil
, coordenada pelo Grupo de Pesquisa
Autobiografia, Formação e História Oral – GRAFHO.
Financiamento: CAPES


PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios e Ana Lúcia Gomes da Silva
Período: 2015-2023
Ementa: Cartografar a Profissão docente na Educação Básica do Estado da Bahia, a partir de mapeamento
do perfil sociodemográfico e cultural dos docentes, formação, condições de trabalho docente e experiências pedagógicas,
com a finalidade de organizar um banco de dados permanentes sobre a docência baiana. A pesquisa terá como abrangência,
inicialmente, os munícios sede dos territórios de identidade Região Metropolitana de Salvador e do Território do
Piemonte da Chapada. Pretendemos ainda consolidar uma rede de pesquisa colaborativa envolvendo universidades brasileiras
(UEFS, UNIVASF, USP, UERJ, UFOB) e Universidade Pedagógica Nacional do México.
Financiamento: CNPq, UNEB


FORMAÇÃO DOCENTE E DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios e Adelson Dias de Nascimento
Período: 2019-2021
Ementa: Documentar narrativamente como os/as docentes habitam a profissão a partir das experiências
pedagógicas construídas na relação com a diversidade na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa-formação, envolvendo
professores/as do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Salvador a partir da abordagem da Pesquisa
Narrativa. O estudo pretende desvelar outras políticas de conhecimento produzidas no cotidiano da profissão Docente.
Financiamento: UNEB


PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Período: 2021-2022
Ementa: Cartografar os modos de habitar a profissão, a partir de mapeamento do perfil socioprofissional, das condições de trabalho docente e das experiências pedagógicas com a finalidade de atualizar o banco de dados sobre a docência baiana, no contexto da Pandemia. Além de desenvolver, juntamente com os/as professores/as da Educação Básica, um designer comunitário/colaborativo de formação em rede voltada para a produção uma outra politica de conhecimento a ser desenvolvida no cotidiano das escolas.
Financiamento: UNEB (Edital Proinovação)


REDES DE INVESTIGAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: PROCESSOS DE DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS
Responsáveis: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Período: 2022-2023
Ementa: Documentar e partilhar narrativas e experiências inovadoras na educação e, assim, fortalecer a proposição da ideia de redes de pesquisa-formação docente como potencialidade para promover ações centradas na inovação pedagógica e tecnológica no contexto educativo. Dessa forma, essa proposta centra-se num processo de investigação-ação-formação de experiências da educação vividas e partilhadas em redes de formação docente na América Latina, principalmente, Redes do Brasil e Argentina. Fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos da investigação narrativa, busca-se compreender o trabalho docente, a construção e reconstrução dos saberes e conhecimento da prática cotidiana. As ações também visam construir e aperfeiçoar conhecimentos dos(as) docentes que atuam na rede básica de educação, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como, dos(as) docentes que atuam nas licenciaturas das redes públicas de ensino superior.
Financiamento: CNPQ







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