Pesquisas


DOUTORADO


PEDAGOGIAS DECOLONIAIS: “CHEGOU A VEZ DE OUVIR AS MARIAS, MAHINS, MARIELLES, MALÊS”.
Responsável: JOANA MARIA LEÔNCIO NÚÑEZ.
Período: 2019-2023.
Ementa: Esta investigação propõe compreender as práticas pedagógicas e processos formativos de
professoras negras ativistas da Movimento de Mulheres Negras da Bahia que atuam na escola básica, buscando refletir e
analisar como professoras negras, atravessadas por diferentes desigualdades, criam formas de enfrentar
epistemologicamente, metodologicamente e politicamente as opressões racistas, sexistas, heteronormativas, entre outras e
que recursos pedagógicos empregam em atuação na educação básica.


APRENDIZAGENS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA.
Responsável: Dulcinéia da Silva Adorni
Período: 2019 a 2023
Ementa: Compreender os sentidos da profissão docente construídos pelos licenciandos em Química durante
a trajetória de formação inicial. Pesquisa qualitativa desenvolvida através de ateliê biográficos com os estudantes da
UESB.


PROFESSOR(A) GESTOR(A) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE
Responsável: Leandro Gileno Militão Nascimento
Período: 2020 – 2024
Ementa: Compreender as práticas pedagógicas do(a) professor(a) gestor(a) frente aos contextos de
diversidade no cotidiano escolar. O estudo ancora-se na Pesquisa Qualitativa a partir do uso do dispositivo de
ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica desenvolvido com professores gestores da Educação
Básica do município de Salvador.


FIOS QUE CONSTITUEM A DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS AFROCÊNTRICAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR
Responsável: Taísa de Sousa Ferreira
Período: 2021 (em andamento)
Ementa: Compreender a construção das experiências pedagógicas afrocêntricas por meio da narrativa de professores (as) da rede municipal de Salvador. Configura-se como uma pesquisa narrativa com a utilização do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação narrativa de experiências pedagógicas.


AUTORIA DOCENTE: INSURGÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Responsável: Maria Helena da Silva Reis Santos.
Período: 2022 (em andamento)
Ementa: Compreender como a autoria docente se constitui no processo de formação em rede de docentes e ressoa no contínuo dessa formação. A pesquisa é qualitativa, apoiada na abordagem da autobiografia, com ênfase nas narrativas docentes, situada no campo da investigação- formação-ação.


TRAJETÓRIA DE VIDA E PERCURSOS FORMATIVOS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS NEGRAS QUILOMBOLAS DE RIO DAS RÃS NO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Responsável: Luciana Nascimento dos Santos
Período: 2023 (em andamento)
Ementa: Investigar os percursos formativos e profissionais de professoras negras quilombolas, através das suas narrativas, bem como compreender as imagens de si, mulher, negra, quilombola e professora.







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