Publicações


ARTIGOS

  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; SILVA, ANA LÚCIA GOMES DA . FORMAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM A DIVERSIDADE. REVISTA FAEEBA, v. 29, p. 109-124, 2020.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da. TESSITURAS CONSTITUTIVAS DA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA ENQUANTO DISPOSITIVO DE PESQUISA QUALITATIVA. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 15, p. 01-15, 2020.
  • PEREIRA, LUCIANA DE ARAÚJO ; MOTA, CHARLES MAYCON DEALMEIDA ; SILVA, Fabrício Oliveira da . Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô . REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 14, p. 3060025, 2020.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da; MARQUES, MICHELE RODRIGUES . Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 1-19, 2020.
  • MOTA, C. M. A. ; RIOS, J. A. V. P. ; SILVA, F. O. . PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 15, p. 358, 2019.
  • SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA ; RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO . Trabalho docente em classes multisseriadas: diferentes modos de entender a diferença na escola. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 44, p. 13-38, 2019.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; NUNEZ, J. M. L. ; SILVA, F. O. . Formação para a docência no PIBID: Experiências, Diversidade e Desenvolvimento identitário. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA), v. 19, p. 1-14, 2019.
  • SILVA, J. C. ; RIOS, J. A. V. P. . Jovens gays na escola: masculinidades, infância e narrativas. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11, v. 04, p. 558-572, 2019.
  • MOTA, CHARLES MAYCON DE ALMEIDA ; SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA . DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA ROÇA. ROTEIRO, 2019.
  • SILVA, F. O.; NUNEZ, J. M. L. ; RIOS, J. A. V. P. . FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO PIBID: Experiências, diversidade e desenvolvimento identitário. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA), v. 19, p. 01-14, 2019.
  • SILVA, F. O.; NASCIMENTO, L. G. M. . NARRATIVAS DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA: APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO COTIDIANO DA PROFISSÃO. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC), v. 41, p. 48-65, 2019.
  • SILVA, F. O.; SILVA, M. B. . TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: LÓCUS DAS APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS SOBRE A ESCRITA. Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 041-055, 2019.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da. PIBID como uma epistemologia da formação de professores no cotidiano escolar. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 12, p. 100-118, 2019.
  • SILVA, F. O.; SATELES, E. M. . ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS: NARRATIVAS DE MULHERES EDUCADORAS EM ESCOLA COMUNITÁRIA. Poíesis Pedagógica, v. 17, p. 29-43, 2019.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da; ALMEIDA, LILIAN MARIA DE ; ALVES, TARCYO MIRANDA . Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado. DIALOGIA, v. 1, p. 292-306, 2019.
  • SILVA, F. O.. DIFERENTES TEMPORALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: KRONOS E KAIRÓS. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 11, p. 26-48, 2019.
  • SILVA, F. O.; NASCIMENTO, L. G. M. . UM CAMINHO A PERCORRER: DA DOCÊNCIA À GESTÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR-BA. Plures Humanidades, v. 20, p. 284-297, 2019.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da, NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão Narrativas de formação na docência: aprendizagem experiencial no cotidiano da profissão. Revista Educação em Debate. Mai/ago 2019.
  • SILVA, Fabrício Oliveira da,  NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Um caminho a percorrer: da docência à gestão escolar na rede municipal de educação de Salvador – Ba. Revista Plures Humanidades. 2019.
  • SILVA, F. O. ; OLIVEIRA, Adelson Dias de ; RIOS, Jane Adriana Pacheco Vasconcelos . Juventudes: diversidades e experiências formativas no campo. PESQUISEDUCA, v. 10, p. 314-334, 2018.
  • PEREIRA, L. A. ; SILVA, F. O. ; MOTA, C. M. A. . REFLEXÕES DE SI: EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO. Educação,Cultura e Sociedade, v. 8, p. 254-265, 2018.
  • SILVA, FABRÍCIO OLIVEIRA DA ; RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO . Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 202-218, 2018.
  • SILVA, F. O. ; RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO ; NUNEZ, J. M. L. . Diversidade na formação inicial de professores: experiências do cotidiano escolar no PIBID. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, v. 9, p. 03-22, 2018.
  • MOTA, C. M. A. ; SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . Diferenças e práticas educativas nas escolas rurais: processos formativos do conhecimento de si. Plures Humanidades, v. 19, p. 27-46, 2018.
  • SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. . NARRATIVAS DE SI NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Educação & Formação, v. 3, p. 57-74, 2018.
  • SILVA, F. O. ; OLIVEIRA, Adelson Dias de ; RIOS, J. A. V. P. . Juventudes: diversidades e experiências formativas no campo. PESQUISEDUCA, v. 10, p. 314-334, 2018.
  • OLIVEIRA, A. D. ; SILVA, F. O. . Diálogos intergeracionais na docência no ensino médio de territórios rurais: narrativas (auto)biográficas de práticas educativas. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, v. 3, p. 306-323, 2018.
  • SILVA, F. O. ; RIOS, J. A. V. P. ; MADUREIRA, A. L. . PIBID na constituição da docência do professor de Língua Portuguesa: experiências no chão da escola. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 99-117, 2017.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; MOTA, C. M. A. . Docência e diferenças nas escolas rurais:narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 02, p. 192-204, 2017.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; MOTA, C. M. A. ; SILVA, F. O. . Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 848-863, 2017.
  • DIAS, A. ; RIOS, J. A. V. P. . Experiências pedagógicas de um currículo em movimento no ensino médio em território rural. Teias (Rio de Janeiro), v. 18, p. 151-165, 2017.
  • SOUZA, A. J. ; RIOS, J. A. V. P. . Identidades e cultura afro-brasileira na docência em classes multisseriadas. Revista Profissão Docente (Online), v. 17, p. 63-77, 2017.
  • SILVA, A. F. S. ; BASTOS, A. S. ; SILVA, F. O. . Experiências educativas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura: um espaço não formal de aprendizagem. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 10, p. 165-184, 2017.
  • OLIVEIRA, Adelson Dias de. O reflexo da subjetividade nas identidades contemporâneas dos jovens. Caderno Multidisciplinar, v. 08, p. 85-102, 2016.
  • MOTA, C. M. A.; ARAUJO, N. B. ; SILVA, A. L. G. . DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: PROFISSIONALIDADES E PRÁTICAS MULTICULTURAIS. Revista Profissão Docente (Online), v. 17, p. 145-158, 2017.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; MOTA, C. M. A. Docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 02, p. 192-204, 2017.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO. De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 21, p. 325-346, 2016.
  • RIOS, J. A. V. P.; FERNANDES, O. F. R. L. ; NUNEZ, J. M. L. . Diversidade na Educação Básica: políticas de sentido sobre a formação docente. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 101-112, 2016.
  • MENEZES, GRAZIELA NINCK DIAS ; RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO . Processos de vida-formação na constituição da docência na educação profissional técnica. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (UFRN. IMPRESSO), v. 54, p. 86-110, 2016.
  • RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO; SILVA, F. O. . O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE DE UMA LICENCIANDA: DA ESCOLA DO CAMPO AO PIBID.. EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO), v. 11, p. 145-159, 2016.
  • SILVA, F. O.; VIEIRA, A. R. L. . Desenvolvimento da identidade docente no PIBID. Caderno Multidisciplinar, v. 01, p. 186-203, 2016.
  • SILVA, F. O.; MADUREIRA, A. L. G. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADE. Educere et Educare (versão eletrônica), v. II, p. 01-14, 2016.
  • SILVA, F. O.; BASTOS, A. S. . TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: O CONHECIMENTO DE SI. TEMAS EM EDUCACAO, v. 25, p. 118-132, 2016.
  • SILVA, F. O.; VIEIRA, A. R. L. . Desenvolvimento da identidade docente: experiências da UNEB de Irecê no PIBID. Caderno Multidisciplinar, v. 1, p. 161-179, 2016.
  • SILVA, F. O.; MIRANDA, H. P. . TECENDO HISTÓRIAS, RECONSTRUINDO VIDAS: NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DA EJA, NO CONTEXTO RURAL DE MIGUEL CALMON/BAHIA/BRASIL. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. V.6, p. 469-480, 2016.
  • RIOS, J. A. V. P.. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista FAEEBA, v. 01, p. 127-136, 2011.
  • RIOS, J. A. V. P.. Entre a roça e a cidade: discursos de identidade de alunos e alunas da roça na escola da cidade. Anuário de Pesquisa, v. 1, p. 81-94, 2009.
  • MENEZES, G. N. D. ; RIOS, J. A. V. P.  Desafios docentes no Ensino Médio integrado: construção de diálogos intercultural nas práticas educativas. e-Mosaicos, v. 9, p. 50-64, 2020.






© Copyright 2000-2020 Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO.